Como escolher um bairro para morar? Algumas dicas

Como escolher um bairro para morar? Algumas dicas Bairros antigos versus novos, residencial versus comercial, influência do trânsito e do trajeto diário, entre outros. Veja algumas dicas de como escolher um bairro para
Como escolher um bairro para morar? Algumas dicas

 

Bairros antigos versus novos, residencial versus comercial, influência do trânsito e do trajeto diário, entre outros. Veja algumas dicas de como escolher um bairro para

28/07/20 às 17:45

Como escolher um bairro para morar? Algumas dicas

 

Bairros antigos versus novos, residencial versus comercial, influência do trânsito e do trajeto diário, entre outros. Veja algumas dicas de como escolher um bairro para morar.

Será que o lugar onde moramos, nós que escolhemos ou o lugar que nos escolhe? É uma pergunta um pouco filosófica, mas na prática é importante sua consideração. Em muitos casos as circunstâncias nos leva a morar em determinados bairros sem que necessariamente tenhamos escolhidos. Isto é comum em função de algumas conveniências como trabalho, estudo, proximidade de parentes, etc.

Como escolher um bairro para morar?

Quando você tem pode fazer a escolha é uma oportunidade importante para fixar a moradia em lugar que traga benefícios a você e sua família. Naturalmente que cada pessoa tem uma necessidade, mas de maneira geral algumas dicas podem ser úteis para quem precisa escolher o bairro. Vamos a elas:

 

 

Bairros antigos versus novos

 

Os antigos têm suas particularidades como o estilo de construções e provavelmente os moradores que tende a ser pessoas mais tradicionais na cidade, geralmente mais idosos e consequentemente um bairro mais calmo. Os novos, como muitas exceções atraem as novas famílias e costumeiramente podem ser mais agitados.

Essa diferença de bairros é um fator bastante importante para considerar. De alguma forma isto impacta no estilo de vida de cada pessoa, bem como o tipo de atividades comerciais que cada bairro de certa forma atrás. Também vale destacar que o bairro é um dos principais fatores para determinar a valorização de um imóvel.

 

Residencial versus comercial

 

Alguns são estritamente residenciais com a incidência de poucos comércios, enquanto que outros são opostos. Morar em área muito comercial é complicado pela movimentação, fala de vagas para estacionar, entre outros, mas o oposto também não é bom. Eu morei em um bairro onde não havia praticamente comércio nenhum e tudo que precisava tinha de pegar o carro e dar um passeio. Essa falta de comércios essenciais como farmácias, açougue, supermercados e outros incomoda um pouco.

Este é um ponto que precisa ser bem avaliado pois o que para uma pessoa pode ser vantajoso, pode não ser para outra. Bairros com muitos comércios também tendem a serem barulhentos, movimentados e consequentemente ter uma série de problemas. Os bairros estritamente residenciais são geralmente mais calmos, mas como explicado acima, as vezes você fica sem muitas opções na hora de precisar comprar itens básicos, sendo necessário deslocar para outros bairros para fazer coisas simples, como por exemplo ir à padaria comprar um pãozinho de manhã.

 

Trânsito

 

Mas acredito que um dos itens mais importante é o trânsito e a influência que este terá no seu cotidiano. Nesse caso analise quais seriam os seus trajetos para o trabalho, escola das crianças e outras atividades que envolverão movimentação. Eu por exemplo vendi uma casa onde morava motivado pelo trânsito e o trajeto que eu tinha de fazer diariamente. No meu caso envolvia uma avenida muito perigosa onde normalmente as pessoas trafegavam em alta velocidade e um anel viário que tinham que obrigatoriamente ser cruzado. A mudança trouxe mais qualidade de vida e menos exposição a um perigo eminente.

Acredito que o trânsito já seja um dos principais motivos que as pessoas levam em consideração na hora de escolher onde querem morar. O meu relato acima é apenas um dos muitos que poderiam ser contados aqui. Com o aumento do número de veículos nas ruas e consequentemente os problemas que isso traz, muita gente deve considerar seriamente daqui para frente o impacto que o trânsito terá em suas vidas, antes de fazer opção por comprar uma casa um apartamento em determinado bairro.

 

Investimento

 

Creio que todos os fatores acima já seja o suficiente para determinar se um bairro é mais valorizado do que outros. Independentemente de como seja a casa ou apartamento, se ele está em uma região privilegiada, normalmente a sua valorização é maior. Assim ao fazer opção de investimento por um imóvel qualquer é muito importante considerar esses e outros fatores pensando numa possível valorização do imóvel e consequentemente na facilidade de vender no futuro.

 

Perfil do bairro

 

Qual o tipo de morador ele tem? É possível determinar ou perceber? Isto e importante, afinal, gostando ou não serão pessoas que de alguma forma nos relacionaremos com eles. Há muitos perfis de pessoas como os baderneiros, os reservados, os hospitaleiros, os encrenqueiros, etc.

Em algumas cidades existem os bairros temáticos, vamos dizer assim dizer. São bairros japoneses, coreanos, jovens, de estudantes, hippies, de algum tipo de profissionais liberais, como médicos (geralmente próximos a grandes hospitais), dentre outros. A muitos aspectos para serem observados que podem de alguma forma determinar o perfil do bairro e evidentemente que isto é muito importante para entender se você tem afinidade com aquele público que mora ali.

Conheça a Samsara
Conheça a Samsara

A Construtora Samsara tem o objetivo de levar prosperidade para todos, através da construção de casas populares e condições acessíveis de financiamento. Com mais de 12 anos de experiência, entregamos uma moradia de qualidade, 100% dentro do prazo e com garantia de 5 anos.

Últimas Notícias
Fique por dentro

Fique por dentro

Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se e receba todas
as notícias sobre a Samsara no seu e-mail.
Loading Icon